domingo, 31 de julho de 2011

Designer fala sobre turnos insanos na indústria de games


Mike Inglehart, da Hothead Games, falou ao site Edge um pouco sobre o excesso de trabalho no cotidiano dos profissionais envolvidos na indústria de games. Parece que vem se tornado um padrão, não apenas nesse mercado como em qualquer outro criativo, trabalhar com prazos apertados.

Mas, para o designer, isso pode estar mudando com o amadurecimento da indústria, já que muitos de seus colegas de profissão agora tem família e precisam se dedicar a outras coisas além do trabalho.

“Você não pode sustentar isso a cada projeto. Você se estressa e pode acabar tendo que sair da indústria”, comentou Inglehart em relação ao trabalho excessivo que realizou quando tinha 25 anos e trabalhava em James Cameron’s Dark Angel.

Depois de passar seis meses trabalhando no jogo em uma jornada de 16 horas por dia, sete dias por semana, quando tinha apenas 25 anos, Inglehart trocou de empresa. Na Nintendo, onde trabalhou em Mario Strikers, a jornada acontecia em horário comercial, com folga aos fins de semana.

Logicamente, a mudança depende de outros fatores além dos profissionais terem família e outras responsabilidades. Depende, principalmente, do planejamento prévio e do acompanhamento de metas realistas. Mas, será que Inglehart está certo e a indústria está caminhando para uma solução?

Nenhum comentário: