segunda-feira, 18 de julho de 2011

Famicom, o 'Nintendinho' original, faz 28 anos; relembre os games


Em 15 de julho de 1983, a Nintendo, já experiente na área de videogame com o Game & Watch, lançou o console que o consolidou como uma das maiores empresas do ramo de jogos eletrônicos do mundo. Chamado de Famicom - abreviatura de Family Computer -, o videogame conquistou o mercado com seu baixo preço, alta capacidade (à época) e variedade de títulos.

Lançado com "Popeye", "Donkey Kong" e "Donkey Kong Jr.", o Famicom não chegou a ser um enorme sucesso no lançamento, mas sua popularidade foi crescendo com o tempo e, em um ano, vendeu três milhões de unidades.

Dois anos depois, veio o arrasador sucesso de "Super Mario Bros." e o termo Famicom praticamente virou sinônimo de videogame. Nos Estados Unidos, onde foi lançado experimentalmente em 18 de outubro com o nome de Nintendo Entertainment System (NES), o sucesso se repetiu, e o nome da companhia era imediatamente associado a jogos eletrônicos.

Vendido junto com o aparelho nos EUA, "Super Mario Bros." se tornou um dos games mais comercializados de todos os tempos, com mais de 40 milhões de unidades. Já "Super Mario Bros. 3" é considerado pelo livro Guinness o game que mais vendeu na história, com mais de 18 milhões de cópias.

Nenhum comentário: